MAN TGS

16jx4363CAMIÃO DE COMPETIÇÃO: MAN TGS 18.480 4×4

Trata-se de um veículo originalmente concebido para transporte de mercadorias com capacidade até 18 toneladas de peso bruto, particularmente vocacionado para situações de todo-o-terreno tais como trabalho em pedreiras, construção civil e logística militar.

Foi adaptado à competição pelo preparador Maurer e apresentado como protótipo pela MAN no Dakar de 2007.

De tracção permanente às quatro rodas é dotado de um motor com seis cilindros em linha de 12 419 cm3. A sua potência ronda os 830 cv. A sua injecção é electrónica do tipo Common-rail. Refrigerado por água, possui um radiador de ar de tamanho significativo de forma a proporcionar um bom arrefecimento do ar da admissão. A sua caixa de velocidades é da marca ZF com oito comutações e oito meias comutações, sendo a troca de H por patilha. Com uma autonomia variável em função do tipo de piso está limitado pela existência de dois reservatórios de gasóleo com capacidade para 420 litros cada um.

Está equipado com pneus Michelin  14.00 R20 G ZXL (PR22)sendo a pressão dos mesmos controlada por um sistema de enchimento automático comandado a partir do interior da cabine.

Pronto a correr, o peso deste camião ronda os nove mil e oitocentos quilos, sendo que cerca de 56% do mesmo está concentrado na sua parte da frente. Este diferencial de peso é compensado por um bom sistema de suspensão constituído por molas parabólicas com três folhas à frente e duas folhas atrás da marca ELO e por um conjunto de dois amortecedores por roda da marca Reiger.

img_3767O seu formato mais desportivo é lhe dado pela construção de uma caixa de carga, Delta X2, produzida em Portugal, pela Fábrica de Carroçarias Sabino. No seu interior guarda pneus suplentes, ferramentas e algumas peças suplentes fundamentais para resolver os mais prováveis problemas mecânicos que possam eventualmente surgir numa etapa.

A sua distribuição de peso e o seu elevado centro de gravidade são uma contrariedade na transposição de dunas, facto que será minorado pela boa capacidade do motor.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.